top of page
  • Foto do escritorNoah Gabriel

Saturno


Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar atrás de Júpiter. Pertencente ao grupo dos gigantes gasosos, possui cerca de 95 massa terrestre e órbita a uma distância média de 9,5 unidades astronômicas.

Possui um pequeno núcleo rochoso, circundado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e hélio. A sua atmosfera, também composta principalmente de hidrogênio, apresenta faixas com fortes ventos, cuja energia provém tanto do calor recebido do Sol quanto da energia irradiada de seu centro. Entretanto, estas bandas possuem aspecto pouco proeminente, com coloração que varia do marrom ao amarelado, devido à espessa névoa que envolve o planeta, além das camadas de nuvens. Sazonalmente surgem grandes sistemas de tempestades, além de vórtices permanentes existentes nos polos.


OS FAMOSOS ANÉIS

Os tão famosos Anéis de Saturno ainda não têm uma origem comprovada, mas alguns cientistas afirmam que eles teriam surgido do esfacelamento de algumas antigas luas de saturno ao terem se chocado com pequenos meteoros. O que se sabe é que existem 7 anéis principais que se encontram divididos pela, “Divisão Maxwell” o D e C do anel B, pela “Divisão Cassini” o B do A, e pelas divisões “Encke” e “Keeler”que separam o anel A dos demais (F, G e E). Na verdade, estes seriam compostos por diversos outros anéis menores e bem finos.

Saturno também tem “auroras polares” provocadas por partículas que são carregadas por sua magnetosfera até os extremos do planeta e, ao se chocar com os gases existentes na atmosfera deste planeta (hidrogênio e hélio) emitem uma radiação que fica em torno dos 110 ou 160 nanómetros. A magnetosfera de saturno é das maiores do sistema solar estendendo-se 1,39 milhões de km na direção do sol.


SATÉLITES

É difícil determinar ao certo quantos satélites tem este planeta devido ao grande número de partículas que o circundam e a falta de consenso entre os especialistas, mas o mais acordado é que saturno tem 18 satélite natural: Pan, Atlas, Prometeo, Pandora, Epimeteo, Jano, Mimas, Encélado, Tetis, Telesto, Calipso, Dione, Helena, Rea, Titã, Hiperion, Japeto e Febe.


CURIOSIDADES

As primeiras observações dos anéis de Saturno foram realizadas por Galileu Galilei, mas só foi possível ter maiores detalhes da formação por meio das explorações das sondas Voyager 1 e Voyager 2, em 1980. A complexidade ainda impede a indicação precisa da composição dos anéis, que são orbitados por duas luas, Encke e Keeler gaps.

Embora permaneçam em torno de Saturno, os anéis orbitam em velocidades diferentes. Na composição de anéis, as divisões também têm suas próprias características, como a Divisão de Cassini, uma lacuna medindo 4,7 mil quilômetros.



Créditos: Toda Matéria

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page