top of page
  • Foto do escritorNoah Gabriel

Comidas Típicas da Índia

A Comida Indiana é uma das mais famosas, peculiares e deliciosas do mundo. Todos os anos milhares de turistas visitam este país asiático na procura de provar as autênticas iguarias que esta cultura milenar tem a oferecer. A Índia é um país de contrastes, sabores, aromas e surpresas. Quem provou nunca esquece.

Provar a comida indiana, é algo que você precisa fazer. Com certeza essa é uma daquelas experiências que irão mudar sua vida. Existem muitos pratos e iguarias que estão esperando só para serem provados e conhecidos por você. As opções são muitas. Para ajudar você a encontrar aquele prato indiano especial, selecionamos algumas das comidas que fazem a cabeça dos indianos.


SAMOSA OU CHAMUÇA

A chamuça (também conhecida como samosa ou samusa) é uma especialidade de origem indiana constituída por fritos de forma triangular recheados com uma mistura condimentada de feijão ou grão, batata ou carne picada, ervas aromáticas e vegetais. Em Moçambique, dada a numerosa população de origem goesa, a chamuça é também um pastel bastante comum.

No Paquistão, as chamuças são também populares, sendo as mais conhecidas as de Faiçalabade. Pessoas de todo o país deslocam-se àquela cidade só para as experimentar. Apresentam um tamanho invulgarmente grande, com um chetnim vermelho picante no topo, sendo normalmente acompanhadas por salada de cebola. O recheio é normalmente de vegetais mistos, havendo também versões com carne.


VADA PAV

Pav (pronuncia como “pau” em português) vem da palavra pão, em português mesmo. Vada é qualquer croquete ou bolinho frito vegetariano. Temos as variações batata vada (croquete de batata, com coentro e especiarias), dal vada (croquete de lentilha), medu vada, etc.. O vada pav é extremamente popular entre todas as classes em Mumbai, por ser barato, gostoso e por encher a barriga facilmente, sendo uma ótima pedida para um almoço corrido, por exemplo. O vada pav pode ser encontrado por toda a Mumbai e o estado de Maharashtra, mas há duas lojas de fast food indianas especializadas nele: Goli Vada Pav e Jumbo King.


PANI PURI

Panipuri é um lanche de rua comum em várias regiões do subcontinente indiano. É constituída por um purê redondo, oco puri , frito ou torrado e enche-se com uma mistura de água com sabor (vulgarmente conhecido como pani imli ), tamarindo chutney, pimentão, masala chaat, batata, cebola ou grão de bico.

Chefs modernos, ávidos para levar sua experiência culinária para o próximo nível, apresentaram variações interessantes para o Gol Gappa, como o pepino pani puri. Um batido de lábio, lanche de chatpata e um favorito da maioria dos amantes de comida , o pepino Pani Puri usa suco de pepino para encher o Puri.


DOSA

Dosa é um tipo de panqueca do subcontinente indiano , feito de uma massa fermentada . É um pouco semelhante a um crepe na aparência. Seus principais ingredientes são arroz e grama preta . Dosa é uma parte típica da dieta do sul da Índia e popular em todo o subcontinente indiano. Tradicionalmente, dosa é servido quente junto com sambar, recheio de batats e chutney. Pode ser consumido com o idli podi também.


CHAAT

Chaat é um lanche saboroso que se originou na Índia , tipicamente servido como um aperitivo em trilhas de beira de estrada de barracas ou carrinhos de comidas em toda a região. Subcontinente Indiano na Índia, Paquistão, Nepal e Bangladesh. Com suas origens em Uttar Pradesh, Índia, tornou-se imensamente popular no resto do subcontinente indiano. A palavra deriva de hindi cāṭ चाट (degustação, uma delicadeza), de cāṭnā चाटना (lamber), de Prakrit caṭṭei चट्टेइ (devorar com prazer, comer ruidosamente).


Fontes: Wikipédia, Freesider, Blog Brasil com Z

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page