Cada país da Africa tem alimentos tradicionais muito distintos, que foram fortemente influenciados pelos países europeus que estavam eminente em seu passado e também pelo comércio de escravos e alimentos indígenas. Ao longo dos anos, esses pratos foram se fundindo para criar refeições muito típicas que são apreciados por todas as pessoas.
Na África do Sul, por exemplo, povos indígenas vieram para trabalhar nas lavouras de cana de açúcar e trouxeram com eles seus conhecimentos de curries e especiarias. Hoje, todos os grupos culturais criam seus próprios pratos de curries. Um currie Potjie é um bom exemplo disso. A Potjie ou Potjiekos é como um guisado com uma variedade de carnes e legumes. É, normalmente, cozido em fogo aberto.
CHAKALAKA
É bastante provável que ele tenha se originado nas favelas da África do Sul. A versão mais comum para o surgimento é que as empregadas domésticas passaram a acrescentar legumes e molho de tomate dentro das latas de feijão. Hoje, é servido com pães, mas há quem o aprecie como um molho para acompanhar carnes.
BOBOTIE
O bobotie é um dos pratos mais famosos da cultura africana. Suas origens remetem-se a Cape Malay. Geralmente consumido como acompanhamento do famoso arroz amarelo, ele constitui-se em um cozido de carne moída, pão, leite, castanhas, cebola, curry, passas e damascos.
UGLAI
Representante do leste africano, o uglai, dependendo do local, também pode ser chamado de sima ou posho. É feito a base de fubá ou farinha de milho, que são misturados com água, adquirindo uma consistência pastosa ou semelhante a uma massa. Tradicionalmente é servido com repolho temperado e refogado.
KINGKLIP
É um dos pratos mais famosos do litoral sul africano. Trata-se de um peixe de coloração rosada, que geralmente é servido em postas ou inteiro. Por conta da influência inglesa, pode ser servido também no formato “fish and chips” ou seja, acompanhado de batatas fritas.
VETKOEK
Vetkoek é um pão de massa frita tradicional africanês . É servido com carne moída cozida ou com calda, mel ou geléia . É semelhante ao " Jhonny Cake " do Caribe, ao "Oliebol" holandês e às sopapillas mexicanas.
A palavra "vetkoek" significa literalmente "bolo de gordura" em africâner. É semelhante em forma a um donut sem um buraco, e é feito com uma massa de levedura. Em um tradicional braqui africano , ou churrasco, vetkoek pode ser servido ao lado de boerowors. Vetkoek é comumente vendido em restaurantes de propriedade familiar e festivais africanos e eventos culturais.
Vetkoek também é chamado de amagwinya e é uma refeição popular para muitas pessoas que vivem em munícipios onde é servido de forma simples e quente e é vendido por uma grande variedade de lojas, vendedores ambulantes em praças de táxis e lojas de fast foods localizadas em toda a África do Sul.
POTJIEKOS
Potjiekos é um tipo de cozinhado da cultura africanês, que significa cozinhar numa panela, mas referindo-se à antiga panela de ferro, o potjie.
É um tipo de estufados feito com uma grande variedade de ingredientes e temperos. A carne – por vezes de vários animais – é geralmente cortada em pedaços pequenos. A seguir, juntam-se os restantes ingredientes, normalmente uma variedade de vegetais incluindo batatas, aipo, cenouras, várias variedades de abóboras, cogumelos e no final, o líquido.
Créditos: Escola e Educação, Wikipédia
Hastags: #comidasafricanas #africa #vetkoek #potjiekos #kingklip
Comments