top of page
  • Foto do escritorNoah Gabriel

Criaturas Abissais

São criaturas que moram na zona abissal, são zonas que ficam na profundezas do oceano, abaixo de 4.000 m e lá tem temperaturas muito baixas e sem luz. Essas criaturas sobrevivem em condições extremamente difíceis, com centenas de barras de pressão, pequenas quantidades de oxigênio, muito pouco alimento, sem luz solar e frio constante e extremo. O ser humano conhece mais o espaço do que a profundezas oceânicas. A maioria das espécies conhecidas, foram trazidas por tsunamis, mais a maioria morre rapidamente por causa da baixa pressão e do calor da superfície.


LULA COLOSSAL

Com 14 metros de comprimento, sendo o maior invertebrado do mundo, tem um dos maiores olhos do mundo, do tamanho de um prato. Seus tentaculos não servem só pra grudar em coisas, eles possuem garras em formato de gancho. A boa notícia é que ela vive a cerca de 2.200 m de profundidade.

A boca da lula colossal tem 2 bicos extremamente afiados que dilaceram qualquer peixinho. Pouco se sabe da vida dessa criatura, mais é certo que as Cachalotes, principais predadores da lula colossal, carregam cicatrizes dessa criatura.


CACHALOTE

É um dos maiores mamíferos com dentes que existe e é o único que pode transitar entre a superfície e pelas profundidades de 3.000 m. Ela tem o maior cérebro das criaturas vivas da Terra com um peso médio de 50 toneladas. Uma cachalote macho adulta, não tem predadores naturais. É também o maior carnívoro da Terra.

Ela não se alimenta de plantas não, ela se alimenta de lulas gigantes e peixes de todos os tamanhos. Moby dick foi inspirada na Cachalote, ela era uma cachalote albina que era conhecida por sua fúria capaz de derrubar navios.


LULA VAMPIRO

É uma espécie de lula que vive nas águas profundas do Atlântico e do Pacífico. É o único cefalópode conhecido pela ciência capaz de viver em profundidades de 400-1000 m numa zona com um mínimo de dissolução de oxigênio. Tem um único filamento retrátil sensível, isolado e bipartido e tem semelhanças com lula e polvo.


A lula-vampiro-do-inferno não excede 30 cm de comprimento e, normalmente, tem cerca de 15 centímetros. De corpo gelatinoso, dependendo das condições de iluminação torna-se aveludado preto, vermelho, roxo ou da cor marrom. Possui uma membrana ligando os oito tentáculos, cada um dos quais é coberta por fileiras de espinhos moles ou gavinhas. As ventosas aparecem apenas nas extremidades dos tentáculos. O abaulamento dos olhos mede cerca 2,5 cm, sendo transparente, e também muda de cor (vermelho ou azul) dependendo da luz. Este diâmetro de 2,5 cm está entre os maiores alcançados, em proporção ao corpo, entre todos os animais.


TUBARÃO BOCA GRANDE

Esse tubarão é extremamente raro, apenas 39 espécies foram visto e apenas 3 desses encontros gravados em vídeos. Esse animal se alimenta abrindo a boca e filtrando a água. A boca desse tubarão quando aberta tem 3,3 metros. Sua boca filtra plânctons e pequenos peixes. Ele ganhou até uma família própria: Megachasmidae


Possui uma grande boca, com pequenos dentes. O focinho é largo e arredondado. Possuí órgãos luminosos denominados fotóforos, a rodear a boca. Foram encontrados no Oceano Pacífico, Atlântico e Índico. Pelo menos 10 espécimenes foram encotrados na vizinhança do Japão. Outros locais onde foram observados: Havaí, Califórnia, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Austrália, África do Sul, Brasil, Senegal e Equador.


MIRA-CÉU

Quando você observa os peixes que vêem nas praias, volta e meia encontra bichos muitos estranhos. Um bom exemplo é o Tandujú ou Miracéu, com uma boca enorme, de olhos pequenos e com órgãos elétricos. Com o nome científico genérico de Astroscopus, que traduzido significa “o que olha os astros”, o Miracéu tem uma boca enorme, muito bem provida de dentes. O animal fica enterrado e imóvel no fundo de areia, só com os olhos para fora, na espreita de presas, por vezes, de seu próprio tamanho. Os olhos pequenos são voltados para cima e é quase impossível distingui-lo do fundo! Por trás de cada olho há uma depressão que aloja um órgão elétrico capaz de gerar descarga suficiente para afastar os predadores. Tem a cabeça muito grande e seu corpo vai afilando até o rabo, muito mais estreito; a coloração geral varia de cinza a bege, com dezenas de pequenas pintas brancas no dorso que os fazem parecido com o fundo que habita. Já o ventre é branco. Os jovens apresentam duas barras escuras no queixo, muito características. Chega a 45 cm e 2 kg. O Miracéu vive desde a beira da praia até cerca de 30 metros de profundidade, desde a Carolina do Norte (EUA) a Santa Catarina. É bicho solitário e atrai sua presa, geralmente peixes, com movimentos dos olhos e da nadadeira dorsal para as proximidades da boca, quando então, com extrema velocidade, as abocanha. Sua reprodução acontece entre o final da primavera e o verão; os ovos e larvas são pelágicos, isto é, ficam à deriva na superfície do mar. Por ser bicho estranho e razoavelmente comum tem outros nomes populares, sendo chamado também por Bacalhau, Niquim, Miquim, Bocudo e Tanduju. As 52 espécies de Miracéus pertencem à família Uranoscopidae, das quais duas (sexpinosus e y-graecum) ocorrem em águas brasileiras, diferindo por minúcias técnicas.


QUIMERAS

A quimera é um peixe cartilagíneo, parente dos tubarões e das raias. É abundante em águas frias, junto ao fundo, até aos 1000 metros de profundidade. Não tem escamas e o maxilar superior está fundido ao crânio. Ao contrário dos seus parentes mais próximos, tem um opérculo que recobre a câmara branquial, característico dos peixes ósseos. A primeira barbatana dorsal é erétil e tem um espinho ligado a uma glândula de veneno. Os machos têm cinco barbatanas modificadas com funções reprodutivas. Uma destas barbatanas, situada na cabeça, permite ao macho segurar a fêmea durante a cópula. Alimenta-se de outros peixes e invertebrados, apesar de ter apenas seis dentes.


Fontes: Tudo Leva a Perícia, Você Sabia Youtube, WikiPédia, Mundo Gump, Oceanário

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page